contato@flexityre.com.br

Fone 11 4177 5332

Contato comercial

119 3729 4834

Nos chame no WhatsApp! =)

Normas NR 11 e NR 12: Garantindo a Segurança na Operação de Empilhadeiras

Normas NR 11 e NR 12: Garantindo a Segurança na Operação de Empilhadeiras

  • Compartilhe:
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Whatsapp
Publicado em 22/06/2023 | Por Edson Souza
Blog featured image

As Normas Regulamentadoras (NR) são um conjunto de regulamentos estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, com o objetivo primordial de assegurar a segurança e a saúde dos trabalhadores nos diversos ambientes laborais nos quais atuam. Essas normas são aplicáveis em vários setores e atividades profissionais, abrangendo um amplo espectro de medidas de proteção.

Dentre as NRs, destacam-se a NR 11 e a NR 12, que estão diretamente relacionadas à operação de equipamentos de transporte, incluindo as empilhadeiras. A seguir, fornecemos uma descrição aprimorada dessas normas:

  • NR 11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais: Essa norma estabelece requisitos fundamentais para a segurança na utilização de equipamentos destinados ao transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. Seu propósito é garantir que essas atividades sejam realizadas de maneira segura e eficiente, visando evitar acidentes e lesões aos trabalhadores envolvidos. A NR 11 é amplamente aplicada em ambientes como depósitos, centros de distribuição, portos, indústrias e empresas que lidam com a movimentação de cargas.

  • NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos: Essa norma estabelece medidas de segurança a serem adotadas desde a concepção até a inspeção de máquinas e equipamentos utilizados no ambiente de trabalho, incluindo as empilhadeiras. O seu principal objetivo é prevenir acidentes e doenças ocupacionais, através de diretrizes voltadas para a concepção, instalação, operação, manutenção e inspeção desses equipamentos. A NR 12 é aplicada a uma ampla gama de máquinas e equipamentos utilizados em diferentes setores industriais, assegurando a segurança tanto dos operadores quanto dos demais trabalhadores envolvidos.

Ambas as normas têm como finalidade estabelecer diretrizes e requisitos essenciais para a segurança na operação de equipamentos de transporte, como as empilhadeiras. Elas contemplam medidas relacionadas à capacitação dos operadores, às condições de trabalho, à manutenção dos equipamentos, à sinalização, à prevenção de acidentes, entre outros aspectos. O cumprimento rigoroso dessas normas é imprescindível para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os envolvidos.

Curso de operador para empilhadeira

Normas e sergunça operador de empilhadeira

O curso para operador de empilhadeira é fundamental para capacitar os profissionais que atuam nessa área, garantindo que eles possuam o conhecimento teórico e prático necessário para operar os equipamentos de forma segura e eficiente. O curso aborda diversos aspectos, incluindo as normas NR 11 e NR 12, que são de extrema importância nesse contexto.

No curso, os operadores de empilhadeira aprenderão sobre as diretrizes e requisitos estabelecidos pela NR 11, que trata do transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. Serão ensinadas as boas práticas para a utilização dos equipamentos de transporte, movimentação e armazenagem, bem como as medidas de segurança que devem ser seguidas para evitar acidentes e proteger a saúde dos trabalhadores. Também serão abordados os procedimentos adequados para a manipulação e o transporte de cargas, garantindo a integridade dos materiais e a segurança dos operadores e demais trabalhadores envolvidos.

Além disso, o curso abordará as medidas de segurança estabelecidas pela NR 12, que trata especificamente da segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. Os operadores de empilhadeira serão orientados sobre as precauções necessárias durante a operação das empilhadeiras, incluindo a inspeção prévia dos equipamentos, a adoção de dispositivos de segurança, a correta manutenção e a realização de treinamentos periódicos. A NR 12 busca evitar acidentes e doenças ocupacionais relacionadas à operação de máquinas e equipamentos, garantindo a segurança tanto dos operadores quanto dos demais trabalhadores que interagem com esses equipamentos.

Ao concluir o curso para operador de empilhadeira, os profissionais estarão aptos a desempenhar suas funções de maneira segura e em conformidade com as normas estabelecidas, incluindo a NR 11 e a NR 12. Essa capacitação é essencial para reduzir os riscos de acidentes e lesões, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Comente!

A Flexityre é uma empresa especializada em pneus para empilhadeiras. Oferecemos uma ampla variedade de pneus para diferentes modelos de empilhadeiras, incluindo empilhadeiras a gás, empilhadeiras a diesel e outros modelos populares. Na Flexityre, você encontrará uma variedade diversificada de modelos de pneus para empilhadeiras, como pneus superelásticos, pneus Cushion, rodas maciças e pneumáticos.

Além disso, a Flexityre oferecemos serviços de desmontagem e montagem de pneus para empilhadeiras em várias localidades, incluindo Sorocaba, Campinas e Diadema. Nossa equipe de profissionais qualificados está pronta para atender às necessidades dos clientes e garantir o bom funcionamento de suas empilhadeiras.