Oferecer uma aparência agradável para sua empilhadeira é indispensável, a higienização de empilhadeiras garante maior vida útil e protege os seus funcionários que os operam a cada troca de turno.
Não é possível ter um equipamento para cada colaborador, por isso, é importante fazer higienização ao passar a empilhadeira de uma pessoa para outra, garante que o vírus e bactérias não fiquem na superfície podendo gerar contaminação cruzada, além do contágio pelo covid-19.
A contaminação cruzada corresponde à transmissão de agentes patógenos de uma superfície a outra. Nesse sentido, objetos e alimentos contaminados podem comprometer a integridade de outros objetos ao entrarem em contato. Isso também pode ocorrer caso um colaborador não faça a higienização de suas mãos corretamente e toque em outras superfícies, contaminando-as. Tem três tipos principais de contaminação cruzada: contaminação física, biológica e química.
A contaminação física ocorre por meio de um agente físico, como partículas de sujeira. Já a contaminação biológica transcorre a partir do contato com um agente biológico, como vírus, bactérias e fungos. E a contaminação química decorre de uma reação química, como corrosão e oxidação.
Alguns equipamentos eliminam substâncias nocivas no ar e estas podem ser o foco da contaminação cruzada.
Cilindros de GLP, utilizados em empilhadeiras a gás, por exemplo, quando vencidos, podem liberar partículas responsáveis pela oxidação dos equipamentos.
Controle de umidade, enxofre e combustíveis, por exemplo, devem ser observados para que o equipamento em si não sofra danos em função de contaminação. Quando partículas de sujeira se dissipam, elas podem comprometer os componentes.
Lembre-se que manter os equipamentos higienizados faz parte do processo de manutenção preventiva. Além disso, partículas de sujeira ou abrasivas podem comprometer: Correntes, deslizantes, pinos, buchas, mangueiras, hélice do motor.
Além de realizar a manutenção preventiva da empilhadeira, é fundamental realizar a sua higienização completa. Muitos produtos de limpeza são agressivos, eles podem danificar determinadas partes da empilhadeira. Opte por produtos específicos para interior de automóveis. Na falta do mesmo, substitua por limpadores multiuso com cloro, detergente diluído em água e desinfetantes de uso doméstico ou preparar uma solução de 25 ml de água sanitária para cada litro de água.
O álcool 70 INPM é indicado para higienização de superfícies na pandemia, é necessário ter cuidado quando for conduzir a empilhadeira, pois se trata de uma substância inflamável. Passe o álcool com a empilhadeira desligada e não passe o produto em componentes elétricos.
O álcool deve ser de 70 INPM (70%) abaixo dessa concentração, não há eficácia na eliminação do vírus. Acima desse teor, a solução está muito concentrada, de modo que o produto evapora antes de eliminar o vírus da superfície.
Gostou dessa dica de cuidados? compartilhe em suas redes sociais e fique de olho em nosso Blog.
A Flexityre é uma empresa especializada em pneus para empilhadeiras. Oferecemos uma ampla variedade de pneus para diferentes modelos de empilhadeiras, incluindo empilhadeiras a gás, empilhadeiras a diesel e outros modelos populares. Na Flexityre, você encontrará uma variedade diversificada de modelos de pneus para empilhadeiras, como pneus superelásticos, pneus Cushion, rodas maciças e pneumáticos.
Além disso, a Flexityre oferecemos serviços de desmontagem e montagem de pneus para empilhadeiras em várias localidades, incluindo Sorocaba, Campinas e Diadema. Nossa equipe de profissionais qualificados está pronta para atender às necessidades dos clientes e garantir o bom funcionamento de suas empilhadeiras.
Comente!