Para evitar imprevistos e que a operação não precise ser paralisada, é importante atentar-se a alguns detalhes fundamentais, como a lubrificação das empilhadeiras.
Saber sobre a importância da lubrificação e regulagem da empilhadeira é indispensável para um gerente dessa área.
Qualquer empresa, independentemente do seu ramo de atuação, precisa contar com processos logísticos inovadores e eficientes e, para isso, o uso dos materiais adequados pode se transformar em um grande diferencial.
Não basta ter os melhores recursos à sua disposição, é preciso fazer manutenção para mantê-los em perfeito estado.
A função do lubrificante na empilhadeira - O lubrificante é um item muito importante na empilhadeira. Como outros maquinários, a lubrificação é responsável pela vida útil das peças e no desempenho e economia da máquina.
Através de um estudo, foi comprovado que os técnicos e operadores que prezam pela lubrificação do aparelho, possui custo reduzido em até 35% com manutenção.
Foi atestado que os cuidados com a lubrificação garantem uma vida útil 10 vezes maior e o lubrificante evita que tenha um resfriamento das peças, protegendo contra um superaquecimento na empilhadeira.
Principais problemas da falta de lubrificação - Os lubrificantes e os cuidados com a regulagem são indispensáveis para um bom funcionamento de uma empilhadeira e, conforme falado, trazem grandes benefícios para a empresa. Contudo, não dar a devida atenção a esse problema pode lhe causar sérios problemas.
No meio de diversos problemas que podem surgir, irei citar algumas que impactam diretamente na eficiência e resultados do setor de logística, como:
Aumento do atrito entre as peças e, consequentemente, do desgaste;
Aquecimento de partes internas;
Dilatação das peças;
Desalinhamento do equipamento e perda de precisão;
Ruídos ao operar;
Ruptura e necessidade de substituição de peças.
Tipos de lubrificantes para empilhadeiras
Não tem um lubrificante exclusivo para a empilhadeira, neste caso pode usar os óleos para os veículos automotivos.
Este óleo para o veículo automotivo atende todos os requisitos de lubrificação da empilhadeira, por este motivo, pode utilizar o óleo mineral, sintético e semissintético.
1- Óleo mineral — O óleo mineral tem uma pequena combinação de aditivos, sendo obtido por meio do petróleo. Este tipo é o mais comum e o melhor custo benefício, mas somente deve ser utilizado nos motores mais antigos.
Ele possui uma menor durabilidade, então a sua troca deve ser feita com uma maior frequência. Este óleo não é recomendado para empilhadeiras com pouco desempenho e capacidade de proteção.
2- Óleo Sintético — O óleo sintético é confeccionado e obtido através de reações químicas. Como são desenvolvidos em laboratórios, possuem um uso específico e controlado, sendo projetado para uma aplicação especial.
3- Óleo Semissintético — O óleo semissintético é o mais recomendado para empilhadeiras. A sua confecção é elaborada com todas as qualidades do mineral e a do sintético. Este óleo possui uma ótima qualidade e custo benefício, sendo mais acessível que o sintético.
Gostou? compartilhe com os seus amigos e em suas redes sociais.
A Flexityre é uma empresa especializada em pneus para empilhadeiras. Oferecemos uma ampla variedade de pneus para diferentes modelos de empilhadeiras, incluindo empilhadeiras a gás, empilhadeiras a diesel e outros modelos populares. Na Flexityre, você encontrará uma variedade diversificada de modelos de pneus para empilhadeiras, como pneus superelásticos, pneus Cushion, rodas maciças e pneumáticos.
Além disso, a Flexityre oferecemos serviços de desmontagem e montagem de pneus para empilhadeiras em várias localidades, incluindo Sorocaba, Campinas e Diadema. Nossa equipe de profissionais qualificados está pronta para atender às necessidades dos clientes e garantir o bom funcionamento de suas empilhadeiras.
Comente!