DICA N°1 - LEIA O MANUAL e verifique as informações e o pneu recomendado pelo fabricante do equipamento.
O manual do fabricante costuma indicar as principais características do pneu correto para sua empilhadeira, como largura, tamanho e pressão ideal, não seguir as especificações do fabricante pode diminuir a vida útil do seu pneu, além de causar sérios danos à suspensão e ao sistema de direção, e aumentar o risco de acidentes.
DICA N°2 – Fique atento ao tipo de terreno onde você trafega com sua empilhadeira.
Os locais onde você usa sua empilhadeira são muito importantes para a escolha correta do pneu, pois cada pneu é feito para um tipo de terreno. Ao usar a empilhadeira em ambientes com pisos irregulares, é recomendado o uso dos pneus QUE POSSAM absorver impactos DO EQUIPAMENTO COM O SOLO, já se a empilhadeira for usada em ambientes lisos, você poderá fazer o uso de pneus sólidos maciços que não exige calibragem do pneu.
DICA N°3. Evite comprar pneus de marcas sem procedência e recauchutados.
Pneus de marcas sem procedência e recauchutados podem não ser feitos com material de boa qualidade o que pode acabar danificando sua empilhadeira e até mesmo causando acidentes, entre outros problemas.
DICA Nº4 - Selo de qualidade INMETRO
Confira se o pneu possui o selo de qualidade do INMETRO.
DICA N°5 - Entenda os códigos que ficam na lateral do seu pneu
Na lateral do pneu existem várias letras e números que mostram quais são as medidas do pneu, a forma de construção, o índice de carga, de velocidade, a durabilidade e para qual tipo de empilhadeira aquele pneu foi desenvolvido, entender esses códigos é fundamental para não errar na hora de escolher o pneu certo. Em um próximo artigo explicaremos com detalhes o que cada código significa.
Se você tem um tema que gostaria que falacemos aqui no nosso blog mande um e-mail para contato@flexityre.com.br que ficaremos felizes em tirar suas dúvidas sobre pneus.
Comente!